O grande Baile Junino da Canasol para comemorar seus 70 anos de fundação

Formada por produtores e fornecedores de cana, a Canasol hoje faz parte do seleto grupo de associações mais conceituadas do país graças ao empenho e ao trabalho da sua diretoria que segue uma linha de modernidade sem no entanto perder suas raízes

A Canasol (Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara) marcou as comemorações dos seus 70 anos de fundação com um Baile Junino do qual fez parte na sexta-feira (24) um jantar para cerca de 600 convidados. O evento aconteceu no Bazuah com a participação musical da dupla João Pedro e Mariana, que desponta no cenário sertanejo como uma das grandes revelações dos últimos anos.

Para o presidente da Canasol, Luís Henrique Scabello de Oliveira, o baile junino serviu para a interação entre os associados da entidade que são os fornecedores de cana na região central do Estado de São Paulo: “Sabemos da importância do plantador e fornecedor de cana e o que a categoria hoje representa ao país; o nosso objetivo ao organizar o evento foi comemorar o 70° aniversário da entidade, mas também promover o congraçamento do setor”, comentou.

Entre os convidados estava o deputado federal Arnaldo Jardim, do Cidadania, um dos maiores defensores do agronegócio de nosso país. Durante o acontecimento o parlamentar destacou o papel da associação no agronegócio: “A CANASOL é uma das grandes associações de fornecedores de cana de nossa região, a qual tem um papel fundamental no setor sucroalcooleiro, impulsionando empregos e dividendos para nossa cidade, estado e para o Brasil”, comentou.

A HISTÓRIA

Quando em 1952 a Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara – Canasol – dava os seus passos iniciais, somente a coragem e a ousadia de seus fundadores poderiam justificar o porquê daqueles homens se lançarem na aventura da criação de uma entidade que almejava transformar a dura realidade dos fornecedores de cana na época, argumenta o presidente Luís Henrique Scabello de Oliveira, atual presidente, e, envolvido na história dos fornecedores de cana nestes últimos anos. Para ele, foi desta forma que a Canasol lançou as primeiras sementes do associativismo, fazendo germinar em meio ao verde dos canaviais, o desenvolvimento e a prosperidade da classe canavieira.

Hoje reverenciamos aqueles impetuosos pioneiros que construíram a pujante cultura da cana na região de Araraquara e em quem encontramos inspiração para os novos desafios que a atualidade nos impõe.

Luís Henrique durante o evento de sexta-feira comentou que “a festa de 70 anos é para mim motivo de grande orgulho e satisfação, pois iniciei minha carreira profissional nessa entidade em 1985 e, desde então, venho participando intensamente de sua vida e dos seus acontecimentos.

Ao RCIA ARARAQUARA, o presidente da Canasol relembrou que nestes 37 anos acompanhou os desafios da Canasol. “Se outrora eles se encontravam na autoafirmação da categoria, na assistência técnica e social, na remuneração da cana pela qualidade e na conquista de um hospital para os fornecedores de cana, hoje estes residem nas mudanças tecnológicas na cultura da cana, no aumento do módulo econômico de produção, nas certificações ambientais e sociais, na falta de sucessão familiar na atividade, na formação das cadeias globais do agronegócio e, consequentemente, na imposição das forças de mercado sobre a remuneração da atividade.”

Clique abaixo e confira as fotos.

GALERIA DE FOTOS DO BAILE JUNINO DA CANASOL