Audiência Pública discutiu pagamento de CBios aos produtores de Cana
Usinas argumentaram que não há necessidade de lei, mas pagam apenas 60%
Na tarde desta quinta-feira (14) ocorreu a Audiência Pública sobre a distribuição dos Créditos de Descarbonização – CBios, prevista no Projeto de Lei (PL 3149/20), de autoria do Deputado Federal Efrain Filho, o qual garante o pagamento de 100% dos CBios aos produtores de cana.
Representantes das usinas e dos produtores de cana apresentaram seus argumentos contra e a favor ao projeto, respectivamente.
Os representantes dos fornecedores argumentaram que a descarbonização se dá no campo, através da cana. Portanto, nada mais justo ao fornecedor receber a totalidade dos créditos.
A representação das usinas argumentou que estas estariam dispostas a repassar parte desses créditos, porém são contra a previsão por lei. Querem que isso seja tratado comercialmente entre as partes e caso-a-caso. Afirmou ainda que muitos fornecedores já assinaram contratos com participação de somente 60%.
Portanto, aos fornecedores que assinaram o contrato para recebimento de 60% na esperança de: “- se aumentar, muito bom”, mas: “- se permanecer, o meu está garantido”, Parabéns!
Pois as usinas disseram aos deputados que esses produtores estão MUITO SATISFEITOS e não tem porque aumentar.
A FORÇA DAS INSTITUIÇÕES ESTÁ NA UNIÃO DA CLASSE