Canasol e Orplana participam da abertura oficial da Operação Estiagem 2022

Responsável técnico da área ambiental das entidades ressaltou os esforços dos produtores de cana no combate a incêndios florestais e em seus canaviais  

Nesta quinta-feira (9), a Defesa Civil do Estado de São Paulo realizou a abertura oficial da Operação Estiagem 2022, o evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo.

No evento foi promovido um workshop de boas práticas de prevenção e combate aos incêndios florestais, com inúmeras palestras sobre o assunto.

Do setor sucroenergético o convidado para falar sobre o assunto, foi Guilherme Lui de Paula Bueno, responsável técnico da área ambiental da Canasol e Coordenador Grupo Ambiental da Orplana.

Guilherme explicou sobre o esforço dos fornecedores de cana em relação à prevenção aos incêndios, e todo o investimento que é feito pelos produtores para preservar suas lavouras e principalmente suas áreas de vegetação nativa. Além da preservação ele ressaltou sobre a organização dos canavieiros no combate a incêndios florestais.

A operação vai até o dia 30 de setembro, em razão do período mais seco do ano marcado pela falta de chuvas e baixa umidade relativa do ar, que contribuem para o aumento de focos de incêndios. O trabalho realizado pela Defesa Civil Estadual, vai atuar no combate a focos de incêndios de áreas de vegetação nos municípios paulistas.

A Operação Estiagem acompanha a fase vermelha (mais crítica) da Operação Corta-Fogo, que é desenvolvida pela Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente, com apoio da Defesa Civil do Estado e outras instituições ligadas a Secretária de Segurança Pública, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Comando de Aviação da Polícia Militar.