China autoriza importação de lote de carne bovina do Brasil, diz consultoria

Segundo informou a Agrifatto, apenas um lote de carne bovina foi autorizado a entrar no país asiático, medida não significa o fim do embargo

A China voltou a autorizar a importação de carne bovina do Brasil, segundo informou a consultoria Agrifatto. Nesta terça-feira, 26, a aduana do porto chinês de Shangai liberou um lote da mercadoria que havia sido certificada em 26 de agosto e que teria sido embarcada em 10 de setembro, com origem do Tocantins.

Apesar da liberação parcial, a Agrifatto diz que a medida não representa o fim do embargo à carne bovina brasileira. “É necessário cautela, pois ainda há 21 pedidos na fila que aguardam a liberação para serem importados e que podem ser negados. Há chances de que o lotes oriundos do Mato Grosso sejam bloqueados, pois eles serão analisados caso a caso”, destaca a consultoria.

Em nota, o Ministério da Agricultura (Mapa) disse que não possui informações da liberação parcial das exportações de carne bovina para a China.

Vale lembrar que as vendas externas do produto estão suspensas de o dia 4 de setembro, após o Mapa notificar à Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) sobre dois casos atípicos do ‘mal da vaca louca’. Desde então, a China não se posicionou de maneira oficial sobre o fim do embargo às exportações do produto brasileiro.

Fonte – Canal Rural