ITR 2023: como fazer a declaração, prazos e multas
O ITR deve ser declarado todo ano junto à Receita Federal, dentro do prazo estabelecido
A declaração do ITR 2023 deve ser feita no site da Receita Federal ou pelo seu contador entre os dias 14 de agosto a 29 de setembro de 2023.
Não entregar a declaração ou entregar após o prazo, resulta em multa de 1% ao mês ou fração de atraso, calculado sobre o valor total do imposto devido.
Documentos necessários para declarar o ITR 2023
- Documento de Informação e Atualização Cadastral do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (Diac), que contém as informações cadastrais correspondentes a cada imóvel rural e a seu titular;
- Documento de Informação e Apuração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (Diat), que contém as demais informações necessárias à apuração do valor do imposto correspondente a cada imóvel rural.
Se você tem áreas não tributáveis de incidência do ITR, é preciso entregar também o ADA (Ato Declaratório Ambiental) ao Ibama.
Estar em dia com a Receita Federal é fundamental para uma gestão tranquila da sua propriedade rural. A declaração do ITR deve ser feita anualmente e ela é importante caso queira ter acesso ao crédito rural.
Se você tiver alguma dificuldade ou dúvidas para fazer a declaração do ITR 2023, busque ajuda de um especialista (contador), na emissão da declaração.
Suze Timpani – CANASOL