Novo inseticida pode controlar broca-da-cana-de-açúcar
Ele reduziu a infestação da praga de 10% para 1%
O inseticida Takumi, lançado há apenas um ano pela empresa Sipcam Nichino Brasil, pode ser bastante eficiente no controle de população da broca-da-cana-de-açúcar (Diatraea saccharalis). Além disso, pode impedir a eclosão de um número elevado de ovos que inserem a praga nos canaviais.
“Na safra 2021-22, áreas comerciais e experimentais permitiram comprovar a ação rápida e eficaz de Takumi sobre a broca-da-cana”, enfatiza Carulina Oliveira, gerente de cultivos da Sipcam Nichino Brasil. “Estamos hoje preparados para atender à demanda pelo produto, que deverá aumentar no ciclo 2022-23″, completa ela.
A especialista ainda afirma que a alternativa tem como ingrediente ativo a Flubendiamida 222, uma molécula de última geração resultante de vários anos de investimentos da Nihon Nohyaku (Nichino) Japão. “Trata-se de um inseticida de alta tecnologia e alto desempenho, específico para manejo de lagartas de difícil controle, a exemplo da broca-da-cana”, resume.
Ela adianta que estudos atrelados ao produto, liderados pela empresa e por pesquisadores do IAC e da Universidade de São Carlos, (UFSCar), indicaram que a Flubendiamida 222 reduziu a infestação da praga de 10% para 1% a população da broca em canaviais estratégicos do setor sucroenergético, “um desempenho de duas a quatro vezes maior do que o do chamado tratamento do produtor”.
“Takumi é seletivo aos inimigos naturais da broca-da-cana e ideal à prática do manejo de resistência dessa praga aos inseticidas em linha. Tem bom encaixe ainda nas estratégias do MIP ou manejo integrado de pragas, que combinam controle químico e controle biológico”, finaliza Carulina Oliveira.