“O Brasil é a esperança do mundo para um futuro de segurança alimentar”

Ex-ministro Alysson Paolinelli esteve entre os homenageados do 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio da ABAG; Tereza Cristina e outras autoridades falaram de carbono verde

A redação da Visão Agro esteve entre os participantes do 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio realizado na manhã desta segunda-feira, dia 02, on line, pela ABAG. O evento contou com personalidades de destaque do cenário nacional, sendo transmitido ao vivo, simultaneamente também em inglês.

O tema principal dos painéis de discussão foi sustentabilidade e carbono verde. Logo na abertura a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou que este tema também tem guiado as ações do MAPA. “Tivemos aumento de 101% de práticas verdes no nosso Plano Safra. Queremos um Brasil mais produtivo e ao mesmo tempo mais verde e sustentável”, frisou.

A ministra elucidou ainda que neste ano o Plano ABC+, voltado para a próxima década, é todo pensado em baixa pegada de carbono. Tereza Cristina foi homenageada com o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo, por toda carreira ligada ao setor. “Nossa prioridade é avançar no Código Florestal para garantir produtividade aliada à preservação. Para isso precisamos da participação efetiva dos estados”, apontou.

O ex-Ministro Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz 2021, também foi homenageado com a láurea entregue pelo também ex-ministro Roberto Rodrigues que o chamou de maior brasileiro vivo. “Esse é um prêmio dos produtores, técnicos, cientistas, instituições e todos aqueles que tornaram esse país viável ao ponto de ser o maior exportador de alimentos. Hoje temos orgulho do Brasil ser a esperança do mundo para um futuro de segurança alimentar”, afirmou Paolinelli.

O Ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, garantiu que o governo tem investido em novas matrizes de logística de transporte para beneficiar o agronegócio, respeitando os mesmos conceitos de sustentabilidade, como utilizar ferrovias e hidrovias para ampliar a movimentação de cargas.

O Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento de SP, Itamar Borges, fez questão de ressaltar que o agronegócio é prioridade para o atual governo e que, este ano, o estado liberou o maior volume de investimentos da história visando fortalecer o setor. Depois das homenagens e considerações iniciais o congresso abrangeu três mesas de discussão.

Os temas dos painéis, moderados pelo jornalista William Waack, foram: Energia Limpa e Sustentável, Brasil Verde e Competitivo e O Futuro do Agro no Comércio Mundial. Com diretores de grandes empresas nos debates, o setor sucrobioenergético foi bem representado por Ricardo Mussa, CEO da Raízen.

“Quando o assunto é sustentabilidade a cana é a melhor planta e o Brasil o melhor país. Planta certa, país certo, momento certo. Temos o sucesso do biocombustível consolidado, agora a importância da bioeletricidade da biomassa da cana na matriz energética nacional e mais recentemente o biogás. Mesmo em relação aos veículos elétricos e outras fontes renováveis estamos muito a frente por vários motivos”, concluiu Mussa.

Texto: Adriana Dorazi – Visão Agro – Imagem: John Deere