Semana pode ter granizo no Sul e Sudeste; nova frente fria chega até sexta-feira
Confira as áreas que podem ser atingidas pelo fenômeno, que deve acontecer pelo menos até quarta-feira
Apesar do baixo acumulado de chuva previsto para o Sul e para a faixa leste do Sudeste para esta semana, as precipitações associadas com áreas de instabilidade devem vir acompanhadas de granizo.
O granizo pode alcançar áreas de hortifruticultura do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, trigo da região Sul e algumas áreas de café do sul e Zona da Mata de Minas Gerais e de cana-de-açúcar do interior de São Paulo.
Além disso, o calor aumentará em todo o país. Até mesmo o Rio Grande do Sul deverá ter máximas acima dos 33 °C na quinta-feira, 19. No entanto, entre a próxima sexta-feira, 20, e o fim de semana, uma frente fria será capaz de trazer o frio novamente ao Sul e à faixa leste da Região Sudeste. Por conta da grande diferença de temperatura, há risco de vendaval, sobretudo no Rio Grande do Sul. As geadas fracas vão acontecer apenas em território gaúcho na serra de Santa Catarina nas madrugadas de sábado, 21, e domingo, 22, e não devem trazer prejuízos à agricultura de uma forma geral.
Ainda nesta semana há previsão de chuva forte entre o litoral sul da Bahia e da Paraíba, o que ajuda o desenvolvimento de pastagens, milho, feijão, cacau, cana-de-açúcar e mandioca. Mesmo assim, estimam-se perdas na terceira safra do milho que é cultivado no Sealba (Sergipe, Alagoas e parte da Bahia). A chuva foi irregular entre março e julho reduzindo a produção na região. Na Região Norte, a chuva mais intensa ocorre em Roraima, Amazonas e Acre.
Tempo na próxima semana
Na semana que vem, entre os dias 23 e 29 de agosto, há previsão de chuva mais intensa sobre o leste da Região Sul (especialmente em Santa Catarina) e de São Paulo. Uma nova queda de temperatura acontecerá na quinta-feira da semana que vem, 26, mas a geada novamente alcançará o Rio Grande do Sul e a Serra Catarinense.