Banco do Brasil se nega a negociar dívidas com produtores rurais

O banco divulgou mutirão de negociação de dívidas com pessoas físicas, produtores rurais e pessoas jurídicas que possuam inadimplências. Há relatos desta negativa por todo o país o que preocupada entidades ligadas ao agronegócio

De acordo com seis produtores rurais de Araraquara e cidades da região que procuraram o Portal RCIA, “é conversa furada”, que o Banco do Brasil renegociaria dívidas com seus clientes.

O banco noticiou em 6 de dezembro que havia criado um mutirão de negociações com condições especiais e descontos de até 95% para pagamentos à vista, com condições especiais que incluíam descontos em taxas de juros e prazos de até 100 meses para renegociação de operações vencidas. Estavam inclusos neste serviço pessoas físicas, produtores rurais e pessoas jurídicas que possuíssem inadimplências de crédito pessoal, cartão de crédito ou cheques especiais.

De acordo com o BB o mutirão vai até dia 30 de dezembro e com isso beneficiaria 3,5 milhões de clientes, que poderiam procurar as agências ou os canais digitais.

Um dos produtores afirmou que procurou a agência de Araraquara, para conversar com o gerente, mas a resposta que recebeu foi que o caso dele, não estava incluso no mutirão de negociação. “Tentei argumentar ou saber o porquê não poderia renegociar meu financiamento rural, mas me foi dito simplesmente que o meu caso estava fora do mutirão e que eu deveria negociar de outra forma”, afirmou o produtor rural.

Em outro caso, a agência de Araraquara, pediu que o produtor rural fosse até a cidade de Bauru, para tentar renegociar seu financiamento em uma agência central. “Só perdi tempo e ganhei um sonoro não do gerente da agência de Bauru, mas ninguém explica os reais motivos para não sermos contemplados neste mutirão, se é que ele realmente existe, pois pelo que percebo não passa de conversa furada”, ressaltou um segundo produtor.

Outros produtores que já procuraram as agências e tiveram a negociação negada, tentaram fazer pelos canais digitais do BB, mas também não obtiveram sucesso. “Nós colocamos os dados pedidos pelo banco e o canal para a negociação nos é negado”, disseram eles.

Há relatos de negativas de negociação a produtores rurais por todo o Brasil, o que vem preocupando entidades ligadas ao agronegócio, já que o banco deu a entender que operações lastreadas com recursos do crédito rural estariam contempladas neste mutirão.

Até mesmo a Ministra da Agricultura Teresa Cristina, compartilhou em suas redes sociais o mutirão do BB, afirmando que essa renegociação do banco com os produtores rurais era uma ótima notícia e que eles não perdessem esta oportunidade. O Portal entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura para relatar o problema enfrentado pelos produtores rurais. Em resposta o Ministério disse que “a demanda deveria ser tratada diretamente com o BB”.

O QUE DIZ O BANCO DO BRASIL

Em contato com o Banco do Brasil a entidade afirma que: Todos os clientes do Banco, inclusive produtores rurais que tenham dívidas vencidas com funding e risco do Banco podem efetuar a renegociação com desconto no autoatendimento e nos demais canais do Banco, de acordo com as características do cliente e da dívida.

 Além disso, mesmo que o cliente não tenha condição especial pré marcada ele poderá ter solução diferenciada à partir da análise individualizada, durante o mutirão, de acordo com a capacidade de pagamento.