Canasol e Feplana se reúnem com deputados federais em defesa da modernização do RenovaBio
Comitiva de produtores de cana foi composta dos estados de São Paulo, Bahia, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Norte, Pernambuco
Nesta terça-feira (13), lideradas por Paulo Leal, presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), associações estaduais e regionais como Canasol e Associação dos Fornecedores de cana da região de Catanduva e Nelson Perez – Presidente da Comissão Nacional da Cana estiveram na Câmara Federal, demonstrando aos deputados, sobretudo aos da Comissão de Minas e Energia, a importância da modernização da Lei do RenovaBio, por meio da aprovação do Projeto de Lei (PL 3149/20), que inclui produtores de cana e matérias-primas destinadas à produção de biocombustíveis na emissão de Cbios.
Para o presidete da Canasol Luís Henrique Scabello de Oliveira a aprovação do PL 3149/20 pode significar uma receita a mais para os produtores de cana. “Cada Cbio tem sido comercializado pelas usinas por $128,98 para o mês de junho de 2023, enquanto o preço acumulado em 2023 é de $ 100,99”, ressalta o presidente.
O segmento é responsável pelo fornecimento de grande parte da matéria-prima do etanol, que é produzido pelas usinas, mas, mesmo assim, os agricultores ainda não recebem pelos benefícios socioeconômicos contidos nesta lei, o Crédito de Descarbonização (CBio).
“A indústria é relevante e deve continuar recebendo o CBio pelo etanol fabricado, mas os produtores de cana ou de outra biomassa, que são a matéria-prima para a produção desse biocombustível, não podem ser mais excluídos do RenovaBio. É uma distorção, sobretudo porque é somente no campo que se retira CO2 da atmosfera através do processo da fotossíntese”, diz Leal.
Os produtores tiveram também agenda com o relator do PL na Comissão de Minas e Energia, o deputado Benes Leocádio. O parlamentar é favorável à garantia dos CBios para os produtores de cana e de outras biomassas no seu relatório, que ainda será apresentado. Na sequência, estiveram com o deputado federal Rodrigo Castro, que é o presidente da Comissão. Depois, conversam com o presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, o deputado Pedro Lupion, que representa a bancada do Agro na Câmara e no Senado Federal.
Além disso, as associações canavieiras estiveram nos gabinetes dos deputados, sensibilizando-os sobre a importância da aprovação do PL, principalmente porque promoverá a justiça com quem produz a base do etanol, biocombustível brasileiro ante a gasolina (fóssil), gerando riqueza e protegendo a natureza e a sociedade.
Nesta quarta-feira (14), Alexandre Lima, ex-presidente da Feplana que representa produtores de cana do Pernambuco, continua em Brasília visitando deputados e senadores.