Digitalização: CEP rural mapeia endereços e estradas no interior de SP

Iniciativa faz parte do programa Rotas Rurais, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado

Itu, no interior do Estado de São Paulo, tornou-se o primeiro município do Brasil a ter endereços 100% digitais. O código, criado pelo programa Rotas Rurais, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, visa a mapear propriedades e estradas rurais para oferecer mais agilidade e acesso a serviços como saúde e segurança. Além disso, também tem o objetivo de melhorar a logística de entrega de produtos do agronegócio.

Na cidade piloto do programa — Itu —, o governo do Estado entregou o endereço digital de 1.285 propriedades e estabelecimentos. Com os cadastros, verificou-se que 63% das propriedades estão ligadas a atividades agropecuárias, 31% ao lazer e turismo e 6% à indústria e comércio. A expectativa é que, até o fim do ano, 350 mil propriedades do Estado de São Paulo recebam o CEP rural.

Para ter o endereço digital, é preciso cadastrar o terreno em um aplicativo de celular. Depois, técnicos da Secretaria de Agricultura validam as informações. Após essa etapa, o endereço já pode ser encontrado pelo GPS.