Polícia prende integrantes de organização acusada de roubar R$ 2 mi em máquinas agrícolas

Segundo informações da polícia, criminosos atuavam no interior de São Paulo, fazendo levantamento de fazendas que possuíam máquinas agrícolas

A Polícia Civil de Barretos, com apoio das polícias civil e militar de Minas Gerais, cumpriram nesta segunda-feira, 30, cinco mandados de prisão e 15 de busca, em uma força-tarefa contra uma organização criminosa investigada por roubar e furtar cerca de R$ 2 milhões em máquinas agrícolas no interior de São Paulo.

As ordens de prisão foram autorizadas como parte da Operação “Rapina”, idealizada pela 1ª Vara Criminal de Barretos, onde as investigações contra o roubo de máquinas foram iniciadas há dois meses.

Cinco pessoas foram presas durante diligências em Uberaba e Frutal (MG), onde também foram apreendidas duas armas de fogo e dois veículos apontados como os que foram utilizados nas ações criminosas.

Segundo informações da Polícia Civil, o grupo criminoso fazia um levantamento de fazendas que tinham máquinas agrícolas e, se não houvesse moradores, furtava os veículos, colocando em caminhões e levando para outro estado com notas fiscais fraudadas. Se houvesse moradores, o grupo fazia reféns com armas de fogo e muita violência, para depois praticar o roubo dos equipamentos.

A força-tarefa também apurou que o grupo emitia notas fiscais por meio de empresas de fachada para despistar as autoridades com relação aos receptadores das máquinas agrícolas furtadas ou roubadas.

Participaram da operação 81 policiais civis de São Paulo e Minas Gerais, além de policiais militares daquele estado, estando todos distribuídos em 26 viaturas.