Fazenda de cana na região de Araraquara será a primeira a receber CPR ambiental do BB

O produtor rural faz parte da diretoria da Canasol e está em Brasília para assinatura da "Cédula de Produto Rural"

A Fazenda Alpes situada na cidade de Santa Lúcia, vizinha à Araraquara (SP), receberá a primeira Cédula de Produto Rural (CPR) do Banco do Brasil (BBAS3) lastreada em ativo ambiental.

O título foi lançado nesta quinta-feira (7), durante a tarde, em um evento em Brasília, com a presença de Fausto de Andrade Ribeiro, presidente da instituição bancária. A fazenda de propriedade de Francisco Malta Cardozo lança um titulo de R$ 1,917 milhão, correspondendo a uma área de preservação ambiental de 1.099 hectares, de acordo com Malta.

Malta no momento da assinatura, acompanhado dos Ministros de Meio Ambiente, Joaquim Leite,  da Agricultura, Marcos Montes; e o Presidente do BB, Fausto Ribeiro

O prazo de vencimento da CPR é de 12 meses, a juros de 14% ao ano, considerado ainda “meio alto” para o proprietário da área, que também é diretor da Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara –  Canasol, entidade de canavieiros da região.

A Fazenda Alpes destina 900 hectares à cana-de-açúcar, mesclados com soja na renovação de parte das lavouras, e 200 hectares à produção de café.

 

Com o objetivo de apoiar produtores rurais na preservação do meio ambiente, o Banco do Brasil também lançou hoje o CPR-Preservação. Nessa modalidade de crédito, o produtor poderá monetizar a área preservada em sua propriedade, tendo como lastro para o financiamento a vegetação nativa do imóvel rural.

Segundo o BB, a nova ferramenta permitirá que os produtores tenham acesso a recursos adicionais para fazer frente aos custos de produção e de conservação. Na avaliação do banco, o novo título verde agregará valor aos produtos rurais.