Segurança no campo foi tema de debate em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados

Encontro organizado pela Comissão de Agricultura reuniu representantes das forças policiais, parlamentares e entidades

Com o objetivo de debater alternativas para minimizar os danos causados pela violência e criminalidade no campo, a audiência pública foi realizada na manhã desta quarta-feira (30). A ideia da audiência pública partiu dos membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado José Mário Schreiner (DEM-GO) e da deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) – presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados.

Aline Sleutjes explicou que a audiência teve a finalidade de propor alternativas e verificar iniciativas, sobre o que está sendo feito no meio rural nos diversos estados. “Nós temos que tomar nossas providências o mais rápido possível para podermos correr atrás das soluções, dando tranquilidade ao nosso meio rural”, disse a deputada.

Durante o encontro foram debatidas propostas de programas específicos de segurança para o setor rural, com o objetivo de difundir as boas práticas. O deputado General Girão (PSL-RN), também membro da FPA, lembrou o tema da violência relacionada às invasões de terras em todo o país.

O parlamentar categorizou esse tipo de crime como terrorismo. “Segurança pública é um compromisso do estado, mas é um dever de todos e o agro hoje é a grande mola propulsora da economia no Brasil”, defendeu.

Ao fim da audiência pública, o deputado Christino Aureo (PP-RJ) registrou que é fundamental que as políticas públicas relacionadas à segurança no campo sejam vistas também do ponto de vista da conectividade e mobilidade rural.

O parlamentar, que faz parte da bancada do agro, lembrou do caso que chamou atenção de todo o Brasil envolvendo o assassino em série Lázaro Barbosa, que cometeu uma sequência de crimes na zona rural. “As famílias sem meios seguros para se comunicar e se locomover estão mais expostas a episódios como os que nós vimos em Goiás”, finalizou o parlamentar.