Canasol participa de reunião do Instituto Pensar Agro
A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (FEPLANA) é uma das entidades que dão assessoria à Frente Parlamentar da Agropecuária junto ao IPA
Na manhã desta quarta-feira (30), o agrônomo, especialista em Meio Ambiente da Canasol Guilherme Lui de Paula Bueno participou de uma reunião da Comissão de Meio Ambiente do Instituto Pensar Agro (IPA), representando a Feplana (Federação dos Plantadores de Cana do Brasil).
Pretende-se, com estas reuniões, fomentar os debates acerca da regulamentação ambiental, notadamente quanto à efetividade da implementação do Código Florestal (Lei 12.651/2012), trazendo segurança jurídica para os produtores rurais.
IPA
Organização representativa sem fins lucrativos, o Instituto Pensar Agropecuária (IPA) foi criado por entidades do setor agropecuário com o objetivo defender os interesses da agricultura e prestar assessoria à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) por meio do acordo de cooperação técnica.
Criado no ano de 2011, o IPA tem papel singular no processo de institucionalização da agenda do setor com o objetivo de garantir o respaldo técnico e das ações específicas que tramitam no Congresso Nacional, além de promover a interlocução com os poderes Judiciário e Executivo.
Atualmente, o IPA é composto por 44 entidades do setor produtivo agropecuário, em que estas são responsáveis por levantar agendas de debates e questões relacionadas ao setor, funcionando como canal interlocutor entre as entidades da cadeia produtiva rural e os parlamentares que estão envolvidos na causa.
Desse modo, o IPA cumpre o propósito de representar a cadeia agropecuária brasileira juntos às três esferas do poder (Legislativo, Executivo e Judiciário), sendo responsável por divulgar informações do que é interesse do setor com transparência e alcance social, para que dessa forma o entendimento do processo seja compreendido pela sociedade.
Vale ressaltar que o IPA está junto com os principais pleitos discutidos dentro dos três poderes, sendo o instituto catalizador de vários debates prioritários para o setor agropecuário.