Em Brasília, presidente da Canasol defende o pagamento dos CBios aos produtores de cana

Líder do setor na região central do Estado, o presidente da Canasol, acompanha a discussão do projeto que visa incluir produtores independentes de matéria-prima destinada à produção de biocombustível na Lei nº 13.576, que dispõe sobre o RenovaBio.

O presidente da Canasol Luis Henrique Scabello de Oliveira está em Brasília desde terça-feira (12), para cumprir uma extensa agenda de compromissos.

No período da tarde esteve no Congresso Nacional onde, acompanhado de diversas lideranças canavieiras, visitou diversos deputados que compõem a comissão de Minas e Energia da Câmara Federal com o objetivo de obter apoio para a aprovação do relatório sobre o Projeto de Lei 3149/20, que trata do pagamento dos créditos de carbono (CBios) aos produtores de cana.

Atualmente, por não haver obrigação legal, poucas usinas pagam a parcela correspondente ao produtor de cana, e mesmo assim, somente cerca de 50% do valor obtido com a comercialização dos CBios.

Presidente da Canasol ao lado do Presidente da Confederação Nacional da Agricultura, João Martins, Paulo Leal – presidente da Feplana, Nelson Perez da CNA e Alexandre Lima, vice presidente da Feplana

Por iniciativa da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil – Feplana, em 2020, o então Deputado Federal, hoje Senador Efraim Filho apresentou o PL 3149 com o objetivo de incluir os produtores independentes de matéria-prima destinadas à produção de biocombustível na Lei nº 13.576, de 26 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio).

O PL já recebeu favorável na Comissão de Agricultura e agora está na Comissão de Minas e Energia, onde já recebeu parecer favorável do relator, o deputado Benes Leocádio, e deve ser apreciado na manhã de hoje pelos deputados que compõem a referida comissão.

À noite, Luis Henrique esteve na Confederação Nacional da Agricultura – CNA, para assistir a entrega do prêmio CNA Brasil Agro.

Foram agraciados diversos produtores rurais assistidos pelo sistema Senar/CNA por sua iniciativa e inovação em suas atividades no campo.
Foram também agraciados com o prêmio, o jornalista William Waack, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado Lupion Filho, e o ex-presidente da República Michel Temer.

Nesta manhã, Luis Henrique estará novamente na Câmara Federal, em conjunto com as demais lideranças do setor, para fazer um corpo a corpo junto aos deputados que compõem a Comissão de Minas e Energia para a aprovação do relatório do PL 3149.