PT vence queda de braço com o agronegócio e presidirá a Conab

Edegar Pretto, do PT do Rio Grande do Sul, será nomeado por Paulo Teixeira como presidente da Conab

O PT venceu a disputa com lideranças do agronegócio e presidirá a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O deputado estadual Edegar Pretto, do PT do Rio Grande do Sul, assumirá o cargo. A decisão deve ser anunciada nos próximos dias pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

A empresa pública é responsável por fornecer dados para embasar as políticas de abastecimento do país, e deve assumir no governo Lula as tarefas de comprar alimentos de pequenos produtores e de formar estoques.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, teve papel importante na decisão. A indicação de Pretto era um pleito do diretório gaúcho, que participa da montagem do ministério de Teixeira.

Os novos integrantes do Ministério da Agricultura torceram o nariz para a escolha do PT. As lideranças do agro que apoiam Lula queriam indicar um nome próprio para a Conab. Para elas, Pretto tem atuação mais voltada para a agricultura familiar e não saberá gerir a companhia.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse em entrevista que a Conab deveria ter uma gestão compartilhada entre sua pasta e o ministério de Teixeira. Nada aponta para esse caminho até o momento.