Tempo vira antes do Carnaval; veja onde chove mais

Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais devem receber altos volumes de chuva e registrar uma queda significativa de temperaturas

Os próximos dias na região Sudeste terão uma grande virada no tempo, diante da chegada de uma frente fria.

Os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais devem receber altos volumes de chuva e registrar uma queda significativa de temperaturas. Com isso, o fim de semana de Carnaval não tende a ser de tempo aberto e calor.

Em São Paulo, “a previsão é de um fim de semana com o tempo muito instável”, indica a Climatempo. O litoral paulista deve ficar chuvoso e com o mar muito agitado, além dos ventos fortes.

“Há risco de temporais no sábado de Carnaval em todas as regiões do interior, do litoral e também na Grande São Paulo. A chuva e os ventos frios de origem polar, que vão chegar com esta frente fria, vão causar uma acentuada queda de temperatura em todo o Estado”.

No Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Zona da Mata mineira, a tendência é de dias instáveis, com chuva frequente e tempo nublado. Além disso, há um alerta especial para a região serrana do Rio de Janeiro, onde existem riscos de transtornos para a população.

“A região da Grande Belo Horizonte, os demais áreas do Estado de Minas Gerais e o Espírito Santo ainda poderão contar com alguns períodos com sol no fim de semana de Carnaval, mas sempre junto de muita nebulosidade”.

A mesma frente fria que invade o Sudeste e o Sul deve chegar ao Mato Grosso do Sul, onde também há previsão de temporais nos próximos dias, diz a Climatempo.

Depois do retorno da chuva, em alta intensidade e acompanhada por ventania, ao Rio Grande do Sul, a tendência é que todo o Estado fique em alerta para mais temporais entre quinta-feira (16) e sexta-feira (17).

Apesar disso, as áreas agrícolas secas no sul e no oeste gaúcho receberam muito pouca chuva até o momento, com volumes que, em geral, não passaram dos 10 milímetros acumulados em 24 horas.

Já no fim de semana do Carnaval, o ar frio e seco de origem polar entra novamente no Estado e deixa o tempo firme, com sol e temperatura bastante amena.

Parte das nuvens carregadas que cresce sobre o Paraguai e o norte da Argentina avança sobre o Sul do Brasil e o Mato Grosso do Sul, com potencial para temporais.