Academia de Sucessão no Agronegócio atua na formação das futuras lideranças das propriedades rurais familiares

Segunda turma da iniciativa liderada pela Corteva Agriscience, ORPLANA e FIA Business School preparou 28 alunos de famílias, responsáveis por empresas do setor de cana-de-açúcar; encerramento ocorreu nos dias 11 e 12 de maio

A Corteva Agriscience, em parceria com a Organização das Associações de Produtores de Cana do Brasil (ORPLANA) e a FIA Business School, concluiu a segunda turma da Academia de Sucessão no Agronegócio, em 11 e 12 de maio, na sede da ORPLANA, em Ribeirão Preto (SP). A iniciativa contou com 28 alunos e tem o propósito de contribuir para a capacitação de jovens de famílias empresárias do setor de cana-de-açúcar, auxiliando-os no processo de sucessão familiar.

No evento, os sucessores dos produtores associados à ORPLANA que já atuam na propriedade familiar apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso. Nas apresentações, que contaram com a presença dos familiares e da banca formada por professores da FIA Business School e representantes da Corteva e da ORPLANA, destacaram suas histórias e contextualizaram o seu negócio familiar, a situação da organização e os próximos passos que devem seguir na sucessão.

Ao longo dos sete meses da Academia de Sucessão no Agronegócio, de outubro de 2022 a maio de 2023, os alunos integraram aulas on-line e ao vivo ministradas por docentes da FIA FIA Business School. O curso abordou os temas da governança nas empresas de controle familiar e os desafios da sucessão, a gestão financeira voltado para os sócios desse perfil de empresa, os modelos de planejamento societário e tributário para proteger o patrimônio da família, as competências comportamentais e sua relação com o processo decisório e novos direcionadores do ambiente de negócios, como inovação e ESG (governança ambiental, social e corporativa, do inglês environmental, social, and corporate governance).

“Formar a segunda turma da Academia de Sucessão no Agronegócio é ter a certeza de que estamos contribuindo para um futuro mais sustentável e ajudando também na formação de uma nova geração de líderes, conectada ao desafio de sucessão familiar do setor canavieiro. São 28 novos líderes que estão construindo juntos suas trajetórias e de suas famílias, dando segmento a um negócio que foi iniciado há décadas pelos avós ou pais e, hoje caminham rumo a um futuro mais sustentável e próspero. É gratificante ver o plano e o crescimento de cada um após os sete meses de capacitação”, celebra Redson Vieira, Líder Comercial da linha cana-de-açúcar da Corteva.

Segundo José Guilherme Nogueira, CEO da ORPLANA, a questão da sucessão no agronegócio é um grande gargalo do setor e uma preocupação constante da ORPLANA. “Assim, ter o olhar direcionado para o futuro dos negócios é o grande diferencial da Academia de Sucessão no Agronegócio. E ver mais uma turma de jovens sucessores da produção de cana-de-açúcar formada, além de preparada e integrada aos negócios da família, é olhar para o futuro do setor sucroenergético com a certeza de novos caminhos e inúmeras oportunidades”, afirma.

“A Academia de Sucessão é um ambiente de aprendizagem e conscientização da importância da governança e do planejamento sucessório, bem como de um conjunto de ferramentas para a criação de valor sustentável para o negócio ao longo das diversas gerações. O principal diferencial do programa está na aprendizagem coletiva, com a troca de experiências entre as famílias empresárias na busca por soluções para problemas em comum a partir de uma base conceitual sólida, além da possibilidade de ampliarem seu networking positivo”, comenta o professor Claudio A. Pinheiro Machado Filho, da FIA Business School.

Assessoria de imprensa Corteva: